quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dojo@UFBA #2 em 01/06/2011

Novamente a convite do professor Manoel Mendonça, foi realizado um dojo com a turma de Paradigmas e Linguagens de Programação de 2011.1. Desta vez, a linguagem escolhida foi Groovy. O dojo foi conduzido com a ajuda de Serge Rehem, que me pediu para relatar aqui. Luciano Borges também estava presente e ajudoua apresentar a linguagem aos alunos.

Foram apresentados os slides de Groovy antes do início dos trabalhos. Como a turma já conhecia a técnica, não foi necessária a apresentação de praxe.

No Dojo, foi usada a IDE SpringSource Tools Suite, que tem suporte a sintaxe groovy e execução de testes a la jUnit. O desafio foi o do boteco, já realizado em outros coding dojos aqui em Salvador (se você souber, aponte ou coloque o link do relato!) e os alunos conseguiram fazer todos os casos de testes. O código foi publicado no repositório do dojo-bahia.

No fim, ajudei a fazer a retrospectiva, com Serge e o professor Manoel. Um fato curioso foi ter 5 ou 6 post-its com pontos negativos em branco ;-).

:D
  • Boa interação com a galera; fácil uso da linguagem.
  • Boa introdução de 15 minutos. Falaram alto na maior parte das pilotagens. Como a linguagem não era 100% nova, foi mais fácil. Problema bacana.
  • Bom apesar de pouco conhecimento na linguagem (Introdução à linguagem foi boa!). Desafio interessante.
  • Treinamento em linguagens diferentes e possibilidade de mexer no código dos outros.
  • A linguagem é simples e interessante, com isto o problema pode ser resolvido mais facilmente. A turma já conhece o esquema e está menos tímida.
  • Pessoal mais participativo. Linguagem fácil, super legal.
  • Conhecimento de uma nova linguagem de peculiaridades muito interessantes e sintaxe conhecida.
  • Problema "novo". Programar em "grupo". Adquirir visões diferentes de programação e visões do problema.
  • Aprendemos uma linguagem nova. O dojo desenvolveu-se bem devido à prática do dojo anterior
  • Desafio simples e interessante.
  • Sintaxe da linguagem parecida com Java. Público já tinha conhecimento de como funciona o dojo. Público menos tímido.
  • Linguagem dinâmica.
  • Sintaxe simples. Problema legal. Povo + participativo.
  • Apresentação de uma linguagem "nova". Um desafio divertido. Piloto e co-piloto de frente para as pessoas da sala.
  • O desafio. Groovy.
  • Dinamismo. Conhecer uma nova linguagem. Facilidade de acompanhar a discussão pela semelhança com Java.
  • Introdução e contato com Groovy.
  • Contato com Groovy. Boa organização física da sala. Uso de TDD. Tipagem dinâmica e estática.
     
:(
  • Tempo curto. Poderíamos fazer 1 problema bem simples p/ pegar a sintaxe e depois partir para um + difícil.
  • Não vi nenhum ponto negativo, apenas o desconhecimento da linguagem por parte dos alunos.
  • Pela semelhança com Java, foram utilizados recursos da linguagem sem muita explicação prévia. Meu conhecimento em Java.
  • Teclado pequeno
  • Timidez da turma. Desenvolvimento do tema "testes". Tempo sem programar na linguagem
  • Algumas pessoas ainda precisam se motivar a participarem.
  • Tempo muito curto, quando estava começando, acabou =(. Conversa paralela da platéia.
  • Pouco tempo
Fotos:



Na próxima semana, haverá outro, em python, e eu devo ajudar a conduzir dessa vez.

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