quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dojo@UFBA #3 em 08/06/2011 - python

Na sequencia de dojos na turma de Paradigmas e Linguagens de Programação de 2011.1, em 08/06/2011 foi a vez da linguagem Python. Eu e Luiz Cláudio (ambos do GruPy-BA e do LinguÁgil) apresentamos uma introdução à linguagem. Em seguida, eu expliquei brevemente o problema: calculadora romana, um kata listado no site original do Coding Dojo.

O ambiente usado foi o gnome, uma janela do gedit aberta e uma janela de terminal para rodar os testes na linha de comando. Os alunos chegaram a um consenso bem rapidamente sobre a forma de atacar o problema. Para saber como foi, veja o código versionado no repositório do dojo-bahia ;-). O professor Manoel e Luiz Cláudio interferiram com sugestões durante as pilotagens.

No fim, dois alunos (TODO: atualizar os nomes) tomaram a frente e fizeram a retrospectiva no quadro. A turma gostou da linguagem.O que achei engraçado, desta vez, foi o número de participantes que escreveu, literalmente, "Desafio interessante", heheh. Parece até que combinaram. Além disto, como o problema foi algorítmico, a conversa da platéia foi intensa e isto pode ter atrapalhado um pouco. No fim, não conseguimos resolver o problema todo (como pode-se ver ao rodar o código), mas acredito que a experiência agregou bastante por eles estarem exatamente no meio do curso de Ciência da Computação.

:D
  • Desafio legal. Linguagem dinâmica. Melhor participação.
  • PYTHON \o/. Desafio interessante
  • Sintaxe simples e limpa. Desafio interessante.
  • Primeira experiência python. Desafio desafiador.
  • Produtivo. Análise de um problema novo. 
  • Aprendizado de uma nova linguagem (mesmo que parcialmente).
  • Python. Bom desafio.
  • Python! TDD em python.
  • Pessoas mais participativas. Desafio muito bom/estimulante. Tempo melhor aproveitado.
  • Desafio interessante
  • Python é um ponto positivo!
  • Linguagem dinâmica. Desafio legal.
  • Problema compatível com o tempo do dojo. Linguagem simples.
:(

  • Alguns molugadores (?) ainda estão conversando baixo
  • Tempo
  • (vazio)
  • Falha de segmentação!
  • O pessoal participou menos como piloto!
  • Muita gente discutindo a solução em grupos paralelos
  • Pouco conhecimento da linguagem.
  • Tempo curto. Dojô começou tarde.
  • Pouco conhecimento de detalhes da linguagem.
  • Tempo curto. Processo de teste confuso (uma vez, nas condições ideais, não dificulta o bom andamento do Dojo)
  • -1 e 3000
  • Conversas individuais
  • O desafio poderia ser mais divertido

Fotos:











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