quarta-feira, 1 de junho de 2011

CMO DOJO #1: FIZZBUZZ (JAVA)

O que?
Coding Dojo #1

Por que?
Para experimentar e disseminar a técnica e as práticas relacionadas (TDD, Programação em Pares, Refatoração, Baby Steps...).

Quando?
19/05/2011, das 14:00 as 16:00h

Onde?
Secretaria da Educação - CMO

Como foi a agenda?
  • 10' - Visão geral sobre Dojo
  • 5' - Apresentação do desafio
  • 1h 15' - Dojo
  • 30' – Retrospectiva
Quem participou?
  • Serge Rehem
  • Angela Sanches
  • Vagner Silva
  • Fernanda Kumagai
  • Thiago Pinho
  • Marcos Ganem
  • Poliana Peixoto
  • Fábio Pimentel
  • Bruno Santana
  • Vinicius Dorotea
  • Bruno Reis
  • Sergio Ferraz
  • William Correia
  • Tiago Arnaldo
Qual foi o desafio?
Gerar uma sequência numérica, substituindo os números múltiplos de 3 por fizz, os números múltiplos de 5 por buzz, os números múltiplos de 3 e 5 por fizzbuzz. Além disso os números que terminarem com 3 substituir por fizz e os números que terminarem com 5 substituir por buzz.

Em qual linguagem?
Java, com JUnit e Eclipse.

O que aprendemos?

Pontos positivos :-)
  • Deu para passar bem as vantagens do TDD, no que diz respeito a garantia de segurança na manutenção de código;
  • Vantagens da programação em pares – compartilhar conhecimento;
  • Garantia do teste do código;
  • Desenvolvimento do teste incremental (Baby Step);
  • Iteração e boa comunicação do grupo;
  • Entrosamento entre a equipe;
  • Pensar no método mais simples, para teste;
  • Todos participaram;
  • Horário do Dojo;
  • Perder o medo da 1ª vez;
  • Troca de conhecimento e trabalho em equipe e a estimulação de todos os integrantes na atividade;
  • A programação em par agiliza a programação e melhora a qualidade;
  • O teste unitário ajuda a testar melhorando a qualidade;
  • Aprender a escrever caso de teste;
  • Troca de conhecimento muito dinâmica;
  • A condução e apresentação foram legais;
  • Incentivo ao TDD;
  • Incentivo a re-fatoração;
  • Incentivo ao trabalho em equipe e a comunicação;
  • Percepção dos impactos de mudanças em sistemas com pouca cobertura de testes;
  • Maior comunicação entre as equipes;
  • Conhecimento compartilhado;
  • Introdução de uma nova prática de programação, a fim de melhorar a codificação;
  • O bate papo – tira dúvida;
  • A interação;
  • Bom para ficar sem trabalhar;
  • Exercita a lógica;
  • Troca experiências;
  • Aprender.
Pontos de melhoria :-(
  • Interação entre Piloto e Co-piloto;
  • Voz baixa muitas vezes causando dispersão;
  • Falta uma melhor explicação do código e funcionamento;
  • Tempo curto para mostrar mais detalhes;
  • Pouco tempo;
  • Falta de conhecimento em Coding Dojo;
  • Timidez da maior parte da equipe;
  • Devido à metodologia, até mesmo para facilitar o aprendizado foram necessário muitos passos;
  • Incita a “gambiara” por fazer de qualquer jeito;
  • Demora para terminar um desafio simples, com casos de testes “desnecessários” “1”, “1,2”, “1,2,3”;
  • Inexperiência;
  • Controlar as brincadeiras.


E fotos?


Cadê o código?
O código está no Google Code

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