Pessoal, venho aqui resumir a experiencia do Dojo realizado em 23/03, na UFBA, à convite do Prof. Manoel Mendonça. A idéia dele para a disciplina Paradigmas e Linguagens de Programação é fantástica! Realizar vários Coding Dojos, com desafios e linguagens diferentes, de forma a explorar as características de cada linguagem. Se eu fosse um dos seus alunos, estaria altamente motivado a participar de uma aula assim. Quem me dera ter tido essa oportunidade no meu curso de gradução em Informática, na UCSal, de 1992 a 1996.
Tive a satisfação de ajudar a conduzir essa primeira sessão. A linguagem escolhida foi Java, utilizamos Eclipse e JUnit. Comecei dando uma rápida explicação sobre o Coding-Dojo (ver slidecast) e depois apresentei o desafio, o mesmo realizado na 1a sessão que fizemos no Serpro, o jogo SuperSenha. Na retrospectiva estávamos sem post-it, então foi no caderno mesmo. Apresentei a técnica Speed Boat (que tinha acabado de ler na revista MundoJ), uma forma divertida de organizar os pontos de melhoria (post-its colados nas âncoras do barco) e os pontos positivos (colados junto à vela, junto com o vento).
:D
- Contato com Java/Junit
- Construção do conhecimento em conjunto
- Prática de TDD
- Programação em Dupla/Grupo
- Dojo no horário da aula
- Participação de pessoa de fora da UFBA, foi uma grande ajuda
- Motivação em relação a práticas de XP
- MOtivação à prática de programação fora do ambneite de trabalho
:(
- Muito tempo ser usar Java
- Falta de prática na linguagem de programaçao usada
- Demora da "apresentação" do piloto/co-piloto
- Cumunicação entre piloto e co-piloto muito baixa
- Demora do entendimento do desafio pela turma
- Interpretação do problema
- Timidez
- Interação da platéia
- Sintaxe Java (muito esqueceram)
- Tempo curto (2x)
Parabéns ao prof. Manoel e aos seus alunos! Para o que precisarem, podem contar comigo e todo o Grupo LinguÁgil. Ah, nos vemos no Maré de Agilidade, em abril na UNEB. Vocês não vão perder né?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário