Foram apresentados os slides de Groovy antes do início dos trabalhos. Como a turma já conhecia a técnica, não foi necessária a apresentação de praxe.
No Dojo, foi usada a IDE SpringSource Tools Suite, que tem suporte a sintaxe groovy e execução de testes a la jUnit. O desafio foi o do boteco, já realizado em outros coding dojos aqui em Salvador (se você souber, aponte ou coloque o link do relato!) e os alunos conseguiram fazer todos os casos de testes. O código foi publicado no repositório do dojo-bahia.
No fim, ajudei a fazer a retrospectiva, com Serge e o professor Manoel. Um fato curioso foi ter 5 ou 6 post-its com pontos negativos em branco ;-).
:D
- Boa interação com a galera; fácil uso da linguagem.
- Boa introdução de 15 minutos. Falaram alto na maior parte das pilotagens. Como a linguagem não era 100% nova, foi mais fácil. Problema bacana.
- Bom apesar de pouco conhecimento na linguagem (Introdução à linguagem foi boa!). Desafio interessante.
- Treinamento em linguagens diferentes e possibilidade de mexer no código dos outros.
- A linguagem é simples e interessante, com isto o problema pode ser resolvido mais facilmente. A turma já conhece o esquema e está menos tímida.
- Pessoal mais participativo. Linguagem fácil, super legal.
- Conhecimento de uma nova linguagem de peculiaridades muito interessantes e sintaxe conhecida.
- Problema "novo". Programar em "grupo". Adquirir visões diferentes de programação e visões do problema.
- Aprendemos uma linguagem nova. O dojo desenvolveu-se bem devido à prática do dojo anterior
- Desafio simples e interessante.
- Sintaxe da linguagem parecida com Java. Público já tinha conhecimento de como funciona o dojo. Público menos tímido.
- Linguagem dinâmica.
- Sintaxe simples. Problema legal. Povo + participativo.
- Apresentação de uma linguagem "nova". Um desafio divertido. Piloto e co-piloto de frente para as pessoas da sala.
- O desafio. Groovy.
- Dinamismo. Conhecer uma nova linguagem. Facilidade de acompanhar a discussão pela semelhança com Java.
- Introdução e contato com Groovy.
- Contato com Groovy. Boa organização física da sala. Uso de TDD. Tipagem dinâmica e estática.
- Tempo curto. Poderíamos fazer 1 problema bem simples p/ pegar a sintaxe e depois partir para um + difícil.
- Não vi nenhum ponto negativo, apenas o desconhecimento da linguagem por parte dos alunos.
- Pela semelhança com Java, foram utilizados recursos da linguagem sem muita explicação prévia. Meu conhecimento em Java.
- Teclado pequeno
- Timidez da turma. Desenvolvimento do tema "testes". Tempo sem programar na linguagem
- Algumas pessoas ainda precisam se motivar a participarem.
- Tempo muito curto, quando estava começando, acabou =(. Conversa paralela da platéia.
- Pouco tempo
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