Coding Dojo #1
Por que?
Para experimentar e disseminar a técnica e as práticas relacionadas (TDD, Programação em Pares, Refatoração, Baby Steps...).
Quando?
19/05/2011, das 14:00 as 16:00h
Onde?
Secretaria da Educação - CMO
Como foi a agenda?
- 10' - Visão geral sobre Dojo
- 5' - Apresentação do desafio
- 1h 15' - Dojo
- 30' – Retrospectiva
Quem participou?
- Serge Rehem
- Angela Sanches
- Vagner Silva
- Fernanda Kumagai
- Thiago Pinho
- Marcos Ganem
- Poliana Peixoto
- Fábio Pimentel
- Bruno Santana
- Vinicius Dorotea
- Bruno Reis
- Sergio Ferraz
- William Correia
- Tiago Arnaldo
Qual foi o desafio?
Gerar uma sequência numérica, substituindo os números múltiplos de 3 por fizz, os números múltiplos de 5 por buzz, os números múltiplos de 3 e 5 por fizzbuzz. Além disso os números que terminarem com 3 substituir por fizz e os números que terminarem com 5 substituir por buzz.
Em qual linguagem?
Java, com JUnit e Eclipse.
O que aprendemos?
Pontos positivos :-)
- Deu para passar bem as vantagens do TDD, no que diz respeito a garantia de segurança na manutenção de código;
- Vantagens da programação em pares – compartilhar conhecimento;
- Garantia do teste do código;
- Desenvolvimento do teste incremental (Baby Step);
- Iteração e boa comunicação do grupo;
- Entrosamento entre a equipe;
- Pensar no método mais simples, para teste;
- Todos participaram;
- Horário do Dojo;
- Perder o medo da 1ª vez;
- Troca de conhecimento e trabalho em equipe e a estimulação de todos os integrantes na atividade;
- A programação em par agiliza a programação e melhora a qualidade;
- O teste unitário ajuda a testar melhorando a qualidade;
- Aprender a escrever caso de teste;
- Troca de conhecimento muito dinâmica;
- A condução e apresentação foram legais;
- Incentivo ao TDD;
- Incentivo a re-fatoração;
- Incentivo ao trabalho em equipe e a comunicação;
- Percepção dos impactos de mudanças em sistemas com pouca cobertura de testes;
- Maior comunicação entre as equipes;
- Conhecimento compartilhado;
- Introdução de uma nova prática de programação, a fim de melhorar a codificação;
- O bate papo – tira dúvida;
- A interação;
- Bom para ficar sem trabalhar;
- Exercita a lógica;
- Troca experiências;
- Aprender.
Pontos de melhoria :-(
- Interação entre Piloto e Co-piloto;
- Voz baixa muitas vezes causando dispersão;
- Falta uma melhor explicação do código e funcionamento;
- Tempo curto para mostrar mais detalhes;
- Pouco tempo;
- Falta de conhecimento em Coding Dojo;
- Timidez da maior parte da equipe;
- Devido à metodologia, até mesmo para facilitar o aprendizado foram necessário muitos passos;
- Incita a “gambiara” por fazer de qualquer jeito;
- Demora para terminar um desafio simples, com casos de testes “desnecessários” “1”, “1,2”, “1,2,3”;
- Inexperiência;
- Controlar as brincadeiras.
Teve slides?
Cadê o código?
O código está no Google Code
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