Coding-Dojo #4
Por que?
- Para que líderes de equipe experimentem a técnica e possam incentivar a participação de suas equipes
Quando?
04/08/2010, das 10 as 12h
Onde?
Serpro, Sala de Treinamento 06, 1o andar
Como foi a agenda?
10' - Visão geral sobre Dojo
5' - Apresentação do desafio
60' - Programação em pares, rodízio a cada 5 minutos, comentários só com teste passando
30' - Retrospectiva
Quem participou?
Serge, Márcio, Curi, Livia, Taíse, Marco Vinicius, Fabão, Leo Thomas, Rafael Miranda, Carlile, Isaac, Vanderlei e Tiago
Qual foi o desafio?
O Jogo da Velha
Em qual linguagem?
PHP/PHPUnit, com NetBeans.
O que aprendemos?
Pontos positivos :-)
- Aprendizagem rápida
- Aprendizagem com diversão
- Aprendizagem dinâmica
- Controle do tempo
- Introdução com dicas (leia abaixo a seção "Referenciais adicionais")
- Assimilação do TDD
- Obter melhor solução com o envolvimento de todos
- Construção e validação passo a passo
- Pessoas com conhecimento da linguagem para auxílio em sintaxe
- Pensar logo em vários testes e iniciar pelos mais simples (leia abaixo a seção "Referenciais adicionais")
- Promove integração da equipe
- Escolha do problema (simples)
- Código coletivo
- Visões diferentes agregam valor
- Programação em par
Pontos de melhoria :-(
- Maior participação das pessoas que conhecem a tecnologia (já que o foco era TDD, prog. em par e baby-steps)
- Faltou alinhar conceitos de exceção (como testar exceções). Estudar mais testes com exceções
- Algumas pessoas ainda acharam pouco o tempo usado no rodízio (5min)
- Momentos confusos por indisciplina da platéia (muita gente falando e palpitando ao mesmo tempo)
- Incentivar mais a discussão dentro da platéia
- Alinhar conceitos desconhecidos (OO, testes, etc)
- Primeira dupla poderia ter um tempo a mais para pensar em uma solução inicial antes de programar (2min, por exemplo)
- Problemas mais simples ainda para atacar refatoração total
- Tentar não usar a frase "Ninguém da platéia pode falar agora" e sim, no lugar, "O teste ainda não passou"
- Muitos testes não tiveram definição clara
Teve slides?
Sim, os mesmos dos Dojo 1 e 2, só que desta vez apresentados por Márcio, para explicar os conceitos gerais sobre Coding-Dojo. Veja e ouça o SlideCast abaixo ou então baixe o PDF.
Referencias adicionais
Usamos algumas dicas para melhor aplicar o uso de TDD:
- Sempre inicie com uma lista de testes
- Sempre inicie pelo teste mais simples :
- Comece a construção do seu código pela construção do seu teste
- Comece o teste pela assertiva
- Simule até construir realmente
- Busque o verde o mais rápido possível
- Construa somente o necessário para o teste passar
- Passos de bebê
http://www.heroisdati.com/tdd-para-iniciantes-para-quem-quer-comecar-e-nao-sabe-como/
E fotos?
Então, mostre-me o o código!
Ficamos devendo, mas o problema foi o mesmo do Dojo#2, então o código é bem parecido com este.
Você quer comentar (edita/salva e coloca também seu nome)?
Foi muito interessante ver a visão dos líderes com relação a TDD, programação em pares. A receptividade foi MUITO boa. Alguns movimentos com relação a prática de testes e TDD já se fazem notar depois do Dojo. Outra coisa que vi, depois de alguns dojos: precisamos criar um moderador!!
Márcio Albuquerque, 12/08/2010
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