quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dojo#4: Jogo da Velha, O Retorno (PHP)

O que?
Coding-Dojo #4

Por que?
- Para que líderes de equipe experimentem a técnica e possam incentivar a participação de suas equipes

Quando?
04/08/2010, das 10 as 12h

Onde?
Serpro, Sala de Treinamento 06, 1o andar

Como foi a agenda?
10' - Visão geral sobre Dojo
5' - Apresentação do desafio
60' - Programação em pares, rodízio a cada 5 minutos, comentários só com teste passando
30' - Retrospectiva

Quem participou?
Serge, Márcio, Curi, Livia, Taíse, Marco Vinicius, Fabão, Leo Thomas, Rafael Miranda, Carlile, Isaac, Vanderlei e Tiago

Qual foi o desafio?

O Jogo da Velha

Em qual linguagem?
PHP/PHPUnit, com NetBeans.

O que aprendemos?
Pontos positivos :-)
  • Aprendizagem rápida
  • Aprendizagem com diversão
  • Aprendizagem dinâmica
  • Controle do tempo
  • Introdução com dicas (leia abaixo a seção "Referenciais adicionais")
  • Assimilação do TDD
  • Obter melhor solução com o envolvimento de todos
  • Construção e validação passo a passo
  • Pessoas com conhecimento da linguagem para auxílio em sintaxe
  • Pensar logo em vários testes e iniciar pelos mais simples (leia abaixo a seção "Referenciais adicionais")
  • Promove integração da equipe
  • Escolha do problema (simples)
  • Código coletivo
  • Visões diferentes agregam valor
  • Programação em par

Pontos de melhoria :-(
  • Maior participação das pessoas que conhecem a tecnologia (já que o foco era TDD, prog. em par e baby-steps)
  • Faltou alinhar conceitos de exceção (como testar exceções). Estudar mais testes com exceções
  • Algumas pessoas ainda acharam pouco o tempo usado no rodízio (5min)
  • Momentos confusos por indisciplina da platéia (muita gente falando e palpitando ao mesmo tempo)
  • Incentivar mais a discussão dentro da platéia
  • Alinhar conceitos desconhecidos (OO, testes, etc)
  • Primeira dupla poderia ter um tempo a mais para pensar em uma solução inicial antes de programar (2min, por exemplo)
  • Problemas mais simples ainda para atacar refatoração total
  • Tentar não usar a frase "Ninguém da platéia pode falar agora" e sim, no lugar, "O teste ainda não passou"
  • Muitos testes não tiveram definição clara

Teve slides?
Sim, os mesmos dos Dojo 1 e 2, só que desta vez apresentados por Márcio, para explicar os conceitos gerais sobre Coding-Dojo. Veja e ouça o SlideCast abaixo ou então baixe o PDF.

Referencias adicionais
Usamos algumas dicas para melhor aplicar o uso de TDD:
  1. Sempre inicie com uma lista de testes
  2. Sempre inicie pelo teste mais simples :
  3. Comece a construção do seu código pela construção do seu teste
  4. Comece o teste pela assertiva
  5. Simule até construir realmente
  6. Busque o verde o mais rápido possível
  7. Construa somente o necessário para o teste passar
  8. Passos de bebê
A referencia foi esse post, que detalha as dicas e ainda tem um vídeo legal mostrando TDD na prática:
http://www.heroisdati.com/tdd-para-iniciantes-para-quem-quer-comecar-e-nao-sabe-como/

E fotos?



Então, mostre-me o o código!

Ficamos devendo, mas o problema foi o mesmo do Dojo#2, então o código é bem parecido com este.


Você quer comentar
(edita/salva e coloca também seu nome)?
Foi muito interessante ver a visão dos líderes com relação a TDD, programação em pares. A receptividade foi MUITO boa. Alguns movimentos com relação a prática de testes e TDD já se fazem notar depois do Dojo. Outra coisa que vi, depois de alguns dojos: precisamos criar um moderador!!
Márcio Albuquerque, 12/08/2010

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