O professor escolheu Java porque os alunos já conhecem a sintaxe, e o objetivo era mostrar a técnica. Eu apresentei os slides Coding Dojo em 5 minutos rapidamente, pois tivemos um problema com o projetor e a aula começou com algum atraso. Em seguida, eu expliquei o problema que escolhi: FizzBuzzPlazz, uma variação do problema FizzBuzz, sendo o Plazz para os números divisíveis por 7. Considero este problema ideal para ilustrar a utilidade de TDD com baby steps. Os turnos foram de 6 minutos. O ambiente foi Eclipse rodando Java com jUnit 4. O código está disponível no repositório do dojo-bahia.
No fim, eu e o professor fizemos a retrospectiva, que segue abaixo.
:D
- Foi divertido. Desafiante
- Aprendemos TDD. Os "instrutores" tiveram paciência.
- Testes automatizados é uma boa alternativa de testes de homologação de um produto.
- Envolvimento da turma na solução de um problema.
- Não é necessário testar o programa depois, pois os testes são executados em paralelo à implementação.
- No final temos o programa com "todos" os casos de teste.
- Boa experiência.
- TDD. Programação pareada.
- Colaboração para o aprendizado. Conhecimento de desenvolvimento orientado por testes.
- Desafio.
- Experiência com TDD. Bom acompanhamento.
- Contato com linguagem pouco usada por mim. Contato com TDD.
- Conversa paralela
- Problema proposto. Tempo insuficiente.
- Barulho. Pouco tempo.
- A linguagem escolhida não ajuda. Muito tempo entre cada participante, deveria ser 3 minutos para ficar mais dinamico.
- Não teve exemplo prático antes e a maioria não conhecia TDD.
- Dificuldade por falta de costumes em utilizar a técnica.
- Abordagem pouco eficiente para resolver um problema simples
- Nervosismo do 1º dojo. Excesso de dicas da platéia. Atraso (falha no datashow).
- Mal explicado. Baby steps chato.
- Comuniação. Falta do "baby steps"
- Não seguir baby steps
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