sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dojo: BeerKeeper (Android)

O que?
Coding Dojo de Android realizado no Serpro

Por que?
- Passos iniciais na tecnologia Android

Quando?
25/02/2011, das 10h as 12h

Onde?
Serpro - Paralela

Como foi a agenda?
20' - Apresentação do Ambiente de Desenvolvimento para o Android
10' - Apresentação do Problema
100' - Dojo
10' - Retrospectiva

Quem participou?
Marlon, Serge, Cleverson, Thiago, Marcio Albuquerque, Wilson, Luciano, Alexandro, Marcos, Evandro, Daniel

Qual foi o desafio?

Criar uma interface BeerKeeper para registrar a quantidade de cervejas que uma pessoa bebeu.

Em qual linguagem?
Android/Java

O que aprendemos?

Pontos positivos :-)
- Felicidade por não dar bugs misteriosos (igual ao JBoss)
- Ambiente descontraído
- Uso do Android
- Exemplo legal
- Me motivei a estudar iOS
- Java + Eclipse
- Tema muito atrativo
- Problema de fácil entendimento
- Boa explicação do ambiente
- Desenvolvimento de aplicação extremamente úteis
- Aprendizado de nova tecnologia
- O dojo foi bem organizado
- Possibilidade de conhecer nova plataforma

Pontos de melhoria :-(
- Tempo, como sempre!
- Horário meio complicado
- Autocomplete tava lento
- Tentar fazer o próximo pela tarde
- Nem todos participaram
- O atraso da galera
- Preocupação demais com frescura de desenho

Teve slides?
Não.

E fotos?



Então, mostre-me o código!
O código está no Google Code no endereço http://code.google.com/p/dojo-bahia/source/browse/#svn%2Ftrunk%2FAndroid-BeerKeeper

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Scmba Dojo #2: SuperSenha (Java)

O que?
Coding-Dojo #2

Quando?
18/02/2011, das 16:00 as 18:00h


Onde?
Local: Sala de Treinamento 2 (Amb.Silva Lima)

Como foi a agenda?
20' -Breve Apresentação do desafio
80' - Programação em pares, rodízio a cada 5 minutos
20' - Retrospectiva


Quem participou?
Danilo Souza, Fabiano Almeida, José Pina, Sergio Weber, Rodrigo Coelho, Marcus Vinicius Oliveira, Heronildes Silva, Luis Ricardo, Diego Trindade, Thiago Rodolfo,Cynthia Kenia,
Jefferson Cardoso, Alex Paranagua, Alexandre Sampaio
Qual foi o desafio?
O Jogo da SuperSenha.

Para o pessoal entender melhor, jogamos um pouco on-line.

Em qual linguagem?

Java, com JUnit e Eclipse.

Retrospectiva

Pontos positivos :-)
-Trabalho em equipe
-1º dojo independente
-Compartilhamento de código
-Integração dos colegas de trabalho
-Fundamental para compartilhamento de código
-Pensamento em conjunto
-Pessoal se expôs mais
-Programação em par
-Dinamismo
-Pessoal começou entender o tdd , como funciona

Pontos de melhoria :-(

-Faltou o baby steps
-Precisava de uma nova apresentação para quem ainda não tinha vindo

-Acompanhar uma logica diferente da que pensava
- Baby steps não foi respetado
-Perdeu o foco no começo da resolução do problema
-Não acompanhamento do raciocínio do piloto anterior
-Falta práticas de algumas como os testes (Junit)

E fotos?




Então, mostre-me o código!

Em breve por motivos de restrição da rede a que da empresa não foi possivel .

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Evento Ruby Serpro: BeerKeeper

O que?
Coding Dojo realizado no Serpro para o evento de Ruby

Por que?
- Ensinar a linguagem Ruby

Quando?
11/02/2011, das 14h as 16h

Onde?
Serpro - Paralela

Como foi a agenda?
10' - Discussão do problema a ser resolvido
120' - Programação em pares, rodízio a cada 5 minutos,
15' - Retrospectiva

Quem participou?
Toda a turma. :)

Qual foi o desafio?

Desenvolver um sistema no estilo RunKeeper, mas para controlar o consumo de cerveja por pessoa!

Em qual linguagem?
Ruby

O que aprendemos?

Pontos positivos :-)
- Primeira vez que venho em um Dojo
- Pessoas com bom conhecimento da linguagem
- Não "empacou"
- Script do som
- Pessoas dispostas a ajudar
- Boa linguagem
- Conhecimento adquirido em testes
- Novas técnicas no Ruby
- Entrosamento com o pessoal
- Componentes do grupo com domínio do grupo
- É a primeira vez que participo desse tipo de atividade. Fiquei bastante satisfeito com a metodologia aplicada e o conteúdo apresentado
- Participação do público externo
- Uso do ruby
- Prática do TDD
- Participação da galera
- Trabalho em grupo
- Facilidade de aprendizado
- Boa equipe
- Avanços na versão final do código escrito, comparativamente com outro

Pontos de melhoria :-(
- Que monitor é esse??
- Pouco tempo
- Não foi Rails
- Ctrl+S bugado
- Falta da especificação do projeto anteriormente
- O negócio escolhido em plena sexta-feira
- Há outras coisas além de bebida
- E também há outras coisas além de jogos
- Introdução de coisas mais práticas como mocha, fixtures, aplicações reais
- Pouco conhecimento em O.O.
- Tempo curto
- Poucas rodadas
- Os que conhecem a linguagem poderia explicar mais o que estão fazendo

Teve slides?
Não.

E fotos?



Então, mostre-me o código!
O código está no Google Code no endereço http://code.google.com/p/dojo-bahia/source/browse/#svn%2Ftrunk%2Fguru-beerkeeper

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Scmba Dojo #1: Pedra Papel Tesoura (Java)

Serge Rehem, Danilo Souza, Fabiano Almeida, José Pina, Sergio Weber, Rodrigo Coelho, Marcus Vinicius Oliveira, Vinicius Sampaio, Heronildes Silva, Luis Ricardo, Cícero Lisboa, João Fagner, Álamo Cruz, Ramon de Jesus, Diego Trindade, Jader Silva, Thiago Rodolfo

:-)
- Prática do XP (programar em par)
- Facilitador detém o conhecimento
- Utilizar as práticas do TDD
- Raciocínio em equipe para a resolução do problema
- Disseminação de boas práticas de programação
- Praticar o TDD
- Trabalhar em dupla, pensamento em conjunto par a resolução de um problema
- Código coletivo
- Troca de conhecimento
- Minimizar erros futuros
- Aprendizagem de técnicas para treinar código e trocar experiências
- Boa iniciação sobre o TDD
- Aprendizado sobre a metodologia TDD e a prática do framework JUnit
- Aprender a compartilhar código
- Dinamismo: uma oportunidade para aprender uma nova forma de programar
- Facilidade no desenvolvimento em dupla, incentivo a interação
- Dinâmica interessante e produtiva

:-(
- Dificuldade na utilização do MacBook
- Falta de experiência com as técnicas do Dojo e do TDD
- Demora para iniciação da prática do Dojo
- Não conhecimento da equipe na execução dos testes unitários
- Tempo para cada piloto
- Ausência de pessoas
- Pontualidade da equipe
- A platéia ficou dispersa por alguns instantes
- Dificuldade na forma de pensar / desenvolver
- Piloto e co-piloto silenciosos
- Dispendiosidade na construção dos testes unitários





quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CBSoft Dojo #2: Tesouro (Ruby)

Daniel, Gustavo, Leandro, Fabrício, Daniel, Serge, Patrícia, Diego, Flávia, Márcio, Rodrigo, Mário

:-)
- Parabéns!! Muito legal...
- Ruby, de fato, é uma linguagem para programadores!
- Gostei! Foi uma oportunidade de aprender/conhecer outra linguagem
- Muito legal para aprender sintaxe de uma nova linguagem
- Problema fora do usual é interessante par pensremos "fora da caixa"
- Bom desafio
- Ruby é muito legal
- Acredito que o uso de uma linguagem nova numa plataforma difernte foi interessante
- Proporcionou conhecer coisas novas
- Vou fazer Dojo na UFBA!!
- O Auto Spec é bem legal
- Gostei!! O problema foi muito bem escolhido!
- O autoSpec agiliza o processo de TDD
- Gostei dos testse rodando automaticamente
- Conhecimento de nova ferramenta de testes (rspec e autospec)

:-(
- Horário conflitou com mini-cursos
- Pouco tempo
- A sala esta um pouco quente
- Pouca interaçao dentro da platéia. A platéia poderia trocar idéias para quando for a vez de pilotar já chegar com alguma solução


CBSoft Dojo#1: Pedra, Papel e Tesoura (Groovy)

Thiago, Daniel, Leonardo, Serge, Catuxe, Rodrigo, Benito, Diego, David, Jeferson, Marlon, Zyc

:-)

- Codigo bonito e bem estruturado
- Bom para aprender novas tecnologias
- Uma linguagem que ninguém conhece (tornar programadores poliglotas...)
- Processo dinâmico, interativo
- Desenvolve boas práticas como TDD, código limpo e simples
- A interação com a platéia foi bem organizada
- Todos participaram
- É legal :)
- Ótimo para conhecer a sintaze de novas linguagens
- Aprender coding-dojo
- Muitas pessoas sei interessaram em participar
- Trabalho em equipe
- Sugestões do grupo
- Bastante gente
- Conhecer uma nova forma de exercitar programação
- Conhecer uma nova linguagem
- Praticar TDD
- Ter um "co-piloto" para interagir durante a codificação
- O problema foi bem simles, o que ajuda muito para quem está começando com o TDD
- Conseguimos focar no TDD
- Treinar TDD

:-(
- A solução deveria ser pensada antes de implementar código
- Desafio pouco desafiante
- Houve muito palpite no momento errado pois o teste não estava passando ainda
- Pouco tmepo para a prática
- Meio lenta a dinâmica, porém foi por falta de experiencia
- A pressão pode atrapalhar um pouco
- Faltou comida

LinguÁgil: JEE 6

O que?
Coding Dojo LinguÁgil 2010

Por que?
- Ensinar JEE6 no curso do LinguÁgil.

Quando?
16/09/2010, das 15 as 17h

Onde?
Unijorge

Como foi a agenda?
4hrs - Apresentação sobre J2EE
10' - Apresentação de Dojo e do desafio
60' - Programação em pares, rodízio a cada 5 minutos,
15' - Retrospectiva

Quem participou?
Toda a turma. :)

Qual foi o desafio?

Um sistema de enquete feito com J2EE.

Em qual linguagem?
Java e Tecnologias J2EE (JPA2, JSF2, etc)

O que aprendemos?
Aqui os pontos positivos e negativos estão se referindo a todo o curso e sua organização e não apenas ao Coding Dojo. Lembrando que houve um curso de mais de 4hrs de introdução ao JEE6 feito por Cleverson.

Pontos positivos :-)
- Apresentação sobre J2EE;
- Prática do Coding Dojo;
- Instrutor tem bom domínio do assunto;
- Domínio do Palestrante;
- Conteúdo aplicado no Coding Dojo;
- Proposta original de teoria e prática intercalada;
- Programação pareada para resolução de problemas;
- Alta interatividade;
- Bom conteúdo;
- Dojo na Prática;
- Clareza do JEE6;
- Didática do Instrutor;
- Conteúdo da apresentação;
- A didática do instrutor foi boa;
- O coding dojo foi perfeito porque foi uma forma de todos interagirem;
- Conteúdo muito bom;
- Apresentação dinâmica;
- Domínio do palestrante.

Pontos de melhoria :-(

- A programação pareada precisava de uma visão geral da arquitetura da solução que antecedesse o processo de codificação;
- Merenda!;
- Pouco tempo;
- Mais prática;
- Coffee break;
- O atraso ocorrido e os imprevistos iniciais o que desmotiva um pouco;
- O Dojo seria mais dinâmico se o conhecimento das pessoas fossem direcionados;
- Material didático;
- Ambiente;
- Organização do evento na mudança de local;
- Poderia ter uma atividade de desenvolvimento de um projeto com os conceitos apresentados em conjunto com o instrutor e cada em sua máquina;
- A faculdade não proveu a estrutura completa.

Teve slides?
Sim. Disponível no link https://www.sugarsync.com/share/fb2k3vdsbvfeo



E fotos?





Então, mostre-me o código!
O código está no Google Code no endereço http://zyc.googlecode.com/svn/lab/jee6/apps/poll/