sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dojo: BeerKeeper (Android)

O que?
Coding Dojo de Android realizado no Serpro

Por que?
- Passos iniciais na tecnologia Android

Quando?
25/02/2011, das 10h as 12h

Onde?
Serpro - Paralela

Como foi a agenda?
20' - Apresentação do Ambiente de Desenvolvimento para o Android
10' - Apresentação do Problema
100' - Dojo
10' - Retrospectiva

Quem participou?
Marlon, Serge, Cleverson, Thiago, Marcio Albuquerque, Wilson, Luciano, Alexandro, Marcos, Evandro, Daniel

Qual foi o desafio?

Criar uma interface BeerKeeper para registrar a quantidade de cervejas que uma pessoa bebeu.

Em qual linguagem?
Android/Java

O que aprendemos?

Pontos positivos :-)
- Felicidade por não dar bugs misteriosos (igual ao JBoss)
- Ambiente descontraído
- Uso do Android
- Exemplo legal
- Me motivei a estudar iOS
- Java + Eclipse
- Tema muito atrativo
- Problema de fácil entendimento
- Boa explicação do ambiente
- Desenvolvimento de aplicação extremamente úteis
- Aprendizado de nova tecnologia
- O dojo foi bem organizado
- Possibilidade de conhecer nova plataforma

Pontos de melhoria :-(
- Tempo, como sempre!
- Horário meio complicado
- Autocomplete tava lento
- Tentar fazer o próximo pela tarde
- Nem todos participaram
- O atraso da galera
- Preocupação demais com frescura de desenho

Teve slides?
Não.

E fotos?



Então, mostre-me o código!
O código está no Google Code no endereço http://code.google.com/p/dojo-bahia/source/browse/#svn%2Ftrunk%2FAndroid-BeerKeeper

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Scmba Dojo #2: SuperSenha (Java)

O que?
Coding-Dojo #2

Quando?
18/02/2011, das 16:00 as 18:00h


Onde?
Local: Sala de Treinamento 2 (Amb.Silva Lima)

Como foi a agenda?
20' -Breve Apresentação do desafio
80' - Programação em pares, rodízio a cada 5 minutos
20' - Retrospectiva


Quem participou?
Danilo Souza, Fabiano Almeida, José Pina, Sergio Weber, Rodrigo Coelho, Marcus Vinicius Oliveira, Heronildes Silva, Luis Ricardo, Diego Trindade, Thiago Rodolfo,Cynthia Kenia,
Jefferson Cardoso, Alex Paranagua, Alexandre Sampaio
Qual foi o desafio?
O Jogo da SuperSenha.

Para o pessoal entender melhor, jogamos um pouco on-line.

Em qual linguagem?

Java, com JUnit e Eclipse.

Retrospectiva

Pontos positivos :-)
-Trabalho em equipe
-1º dojo independente
-Compartilhamento de código
-Integração dos colegas de trabalho
-Fundamental para compartilhamento de código
-Pensamento em conjunto
-Pessoal se expôs mais
-Programação em par
-Dinamismo
-Pessoal começou entender o tdd , como funciona

Pontos de melhoria :-(

-Faltou o baby steps
-Precisava de uma nova apresentação para quem ainda não tinha vindo

-Acompanhar uma logica diferente da que pensava
- Baby steps não foi respetado
-Perdeu o foco no começo da resolução do problema
-Não acompanhamento do raciocínio do piloto anterior
-Falta práticas de algumas como os testes (Junit)

E fotos?




Então, mostre-me o código!

Em breve por motivos de restrição da rede a que da empresa não foi possivel .

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Evento Ruby Serpro: BeerKeeper

O que?
Coding Dojo realizado no Serpro para o evento de Ruby

Por que?
- Ensinar a linguagem Ruby

Quando?
11/02/2011, das 14h as 16h

Onde?
Serpro - Paralela

Como foi a agenda?
10' - Discussão do problema a ser resolvido
120' - Programação em pares, rodízio a cada 5 minutos,
15' - Retrospectiva

Quem participou?
Toda a turma. :)

Qual foi o desafio?

Desenvolver um sistema no estilo RunKeeper, mas para controlar o consumo de cerveja por pessoa!

Em qual linguagem?
Ruby

O que aprendemos?

Pontos positivos :-)
- Primeira vez que venho em um Dojo
- Pessoas com bom conhecimento da linguagem
- Não "empacou"
- Script do som
- Pessoas dispostas a ajudar
- Boa linguagem
- Conhecimento adquirido em testes
- Novas técnicas no Ruby
- Entrosamento com o pessoal
- Componentes do grupo com domínio do grupo
- É a primeira vez que participo desse tipo de atividade. Fiquei bastante satisfeito com a metodologia aplicada e o conteúdo apresentado
- Participação do público externo
- Uso do ruby
- Prática do TDD
- Participação da galera
- Trabalho em grupo
- Facilidade de aprendizado
- Boa equipe
- Avanços na versão final do código escrito, comparativamente com outro

Pontos de melhoria :-(
- Que monitor é esse??
- Pouco tempo
- Não foi Rails
- Ctrl+S bugado
- Falta da especificação do projeto anteriormente
- O negócio escolhido em plena sexta-feira
- Há outras coisas além de bebida
- E também há outras coisas além de jogos
- Introdução de coisas mais práticas como mocha, fixtures, aplicações reais
- Pouco conhecimento em O.O.
- Tempo curto
- Poucas rodadas
- Os que conhecem a linguagem poderia explicar mais o que estão fazendo

Teve slides?
Não.

E fotos?



Então, mostre-me o código!
O código está no Google Code no endereço http://code.google.com/p/dojo-bahia/source/browse/#svn%2Ftrunk%2Fguru-beerkeeper